Tecnochoco’s Blog



Movimentos Feministas

Os movimentos feministas tiveram suas origens logo após a 2º guerra mundial, e visavam o objetivo da integração das mulheres no mercado de trabalho antes dominado pelos homens.

Em seu significado, feminismo quer dizer movimento sócio-político que visa à igualdade de mulheres em relação aos homens, assim sendo visto que uma mulher é capaz sim de fazer várias tarefas destinadas ao sexo masculino.

Contudo, foi após a guerra que as mulheres de classe média passaram a trabalhar, pois as mulheres de classe baixa já haviam se aventurado nesse progresso para sustentar sua casa e filhos.

A necessidade de independência inspirava as mulheres a serem autônomas, já que sua formação universitária era bem mais específica do que ficar apenas em casa cuidando do marido e filhos, porém a mulher que não conseguisse conciliar tudo (trabalho e casa) era vista como incompetente pela sociedade que a cercava.

Os valores tradicionais estavam sendo quebrados e foram tais quebras que propiciaram a expansão desta por toda parte rica dos países ocidentais, menos os socialistas inicialmente, e assim a mulher começou a aprimorar um novo patamar de idéias e atitudes, se tornou autônoma, porém ainda submissa ao sexo oposto. Discutindo sobre tal análise temos os seguintes pensamentos de Hobsbawm:

“Na realidade, as mulheres casadas passaram a carregar o duplo fardo de velhas responsabilidades domésticas e novas responsabilidades do emprego. Não houve mudanças sociais importantes, mas apenas a sinalização de grandes e até mesmo revolucionárias mudanças nas expectativas das mulheres sobre elas mesmas e seu lugar na sociedade (Hobsbawm, p. 307).”

“Então, nos países desenvolvidos, “o feminismo da classe média, ou o movimento de mulheres educadas ou intelectuais, criou uma espécie de sensação genérica de que chegara à hora da liberação feminina, ou pelo menos, da auto-afirmação das mulheres” (Hobsbawm, p. 313).”.

Esses movimentos visavam também todas as mulheres, independentes de suas classes sociais, e foi assim ou pelo menos uma parte desse todo que nasceram e ainda se idealizam os movimentos feministas em todo planeta. É a luta pelo desejo de igualdade que inspira mudanças políticas, sociais e morais do ser humano.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo

www.divabenevidespinho.com.br


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: