Tecnochoco’s Blog



“Napalm”, arma tecnológica da Segunda Guerra Mundial

Napalm é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. É na realidade o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com gasolina a transforma num gel pegajoso e incendiário. Foi desenvolvido em 1942, nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial por uma equipe de pesquisadores da Universidade Harvard liderada por Louis Frieser.

Seu nome deriva de seus componentes adcionados a substâncias inflamáveis, são eles sais de alumínio co-precipitados dos ácidos nafténico e palmítico.

Um dos maiores problemas dos fluidos incendiários  é que eles salpicam e escorrem muito facilmente devido à sua baixa viscosidade. No entanto, no início da Segunda Guerra Mundial, para se obter gasolina gelificada era necessário usar borracha natural, a qual estava, na altura, sob forte procura e com preço elevado. O napalm veio providenciar uma alternativa mais barata. O napalm moderno é composto por benzeno e poliestireno, geralmente  conhecido por Napalm-B.

Na Segunda Guerra Mundial, a Força aliada dos Estados Unidos  bombardeou cidades do Japão com napalm. Foi usada também contra guerrilhas comunistas na Guerra civil grega, pelas Forças armadas dos Estados Unidos foi usada na Coréia e na Guerra do Vietnã e pelo México em 1960 usada contra guerrilha de Guerrero.

Um outro efeito do napalm em bombas, consiste na desoxigenação do ar envolvente e aumento da concentração de Monóxido de Carbono os quais provocam asfixia.

 

Em 1980, o uso de armas incendiárias (tais como o Napalm) contra civis foi proibido pelo Protocolo III da “Convenção sobre Proibições ou Restrições ao Uso de Certas Armas Convencionais que Podem Ser Consideradas como Excessivamente Lesivas ou Geradoras de Efeitos Indiscriminados”. Porém, a Convenção não proíbe o uso de tais armas contra objetos militares, desde que seja  observadas as  precauções com vistas a evitar danos colaterais nas populações ou bens civis.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: