Tecnochoco’s Blog



Qual a função da Escola?

A escola, a princípio era apenas freqüentada pela tradicional “elite”, ou seja, apenas quem possuía dinheiro tinha a chamada educação. Com a abertura das escolas aos camponeses, a qualidade do ensino tornou-se inferior porque as escolas não possuíam estruturas física e pedagógica necessária para tal mudança, realizada na década de 80.

A escola funciona como um meio de interação social, onde podemos dizer que ela se torna uma pequena sociedade, em que os seus alunos aprendem a lidar com as regras, dificuldades, e o principal sua função na própria sociedade.

Quando se freqüenta a escola, temos que considerar que é como se fosse nossa própria casa, ali se aprende, digamos, a viver.

Ao interagir os cidadãos ali presentes, a escola estimula a responsabilidade e a aproximação dos que ali estão sendo formados. Ao mesmo tempo, não podemos caracterizar uma escola em boa ou ruim, o que ocorre é a desvalorização do ensino por meio dos que o desfrutam, os alunos. Não é que a escola não é boa ou que seu ensino se diga inferior, o que muitas vezes acontece é a opção de ser um bom aluno ou não, não dar uma boa aula, ou não haver planejamento sobre tal estrutura de ensino.

Logo, a função não está somente em “enfiar” conhecimento na cabeça dos que ali estão, mas conscientizá-los de que é preciso para se obter uma boa formação a capacidade de interação social diversificada e a certeza de que os que fazem uma boa escola não são os melhores em tudo, mas sim os que possuem fome e sede de aprendizagem.   


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: